Candidata se comprometeu a aumentar o diálogo com o conselho
por Raphael Gomes – Rede ANDI Brasil / Brasília (DF)
A candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff, assinou nesta terça-feira (14/09) o Termo de Compromisso elaborado pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) no qual se compromete com o Plano Decenal e a Política Nacional de Promoção dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.
De acordo com Dilma Rousseff, a divisão de renda no Brasil é perversa e desprotege a infância. “Eu tenho clareza de que é necessário investir na criança e no adolescente”, declarou a candidata ao afirmar que este investimento contribui para a redução da desigualdade e dos problemas sociais a longo prazo.
No que se refere ao tema infanto-juvenil, Dilma afirmou que sua prioridade, caso seja eleita, consiste na reforma e construção de seis mil novas creches. Entretanto, conforme a candidata, essas creches não seriam apenas “um lugar onde a mãe deixa o filho para poder trabalhar”, mas sim um espaço que permita à criança ter experiências psicossociais e que ofereça atenção integral, com alimentação adequada, atendimento oftalmológico e cuidados especiais. “Este é um investimento caro, mas não queremos ‘depósitos de crianças’”, afirmou a petista.
Outra prioridade de Dilma é a construção da Rede Cegonha, que seria uma rede de clínicas especializadas no atendimento às mulheres, incluindo maternidades capazes de reduzir os riscos do parto para a mãe e o bebê. Tal política tem como objetivo diminuir as taxas de morte neonatal e aumentar o vínculo fundamental entre a criança e a mãe, já a partir do nascimento.
Em reunião com os conselheiros do CONANDA, Dilma Rousseff declarou ainda que pretende fomentar políticas de combate às drogas e de tratamento aos(às) adolescentes que fazem uso de substâncias psicoativas. Quando questionada a respeito da redução da idade penal, Dilma afirmou categoricamente ser contrária à medida, que viola direitos já consagrados e, infelizmente, este ano tramitou com prioridade no Congresso Nacional.
A reunião de Dilma com os conselheiros foi encerrada com a promessa de que o diálogo entre o CONANDA e a candidata, caso eleita, será amplo e permanente.
Compromisso
A adesão ao Termo de Compromisso é voluntária. O CONANDA encaminhou convite a todos os candidatos à presidência da República. Até o momento, apenas Dilma Roussef (PT) e Plínio Sampaio (PSOL) assinaram o termo.
http://www.direitosdacrianca.org.br/midia/sala-de-imprensa/sugestoes-de-pauta/dilma-roussef-assina-termo-de-compromisso-do-conanda
Nenhum comentário:
Postar um comentário