Candidata reforça necessidade de investimentos na educação e cuidados na primeira infância
por Raphael Gomes – Rede ANDI Brasil / Brasília (DF)
A candidata Marina Silva assinou no dia 22 de setembro o Termo de Compromisso, se comprometendo com o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) a adotar as diretrizes do Plano Decenal e da Política Nacional como prioridade – caso seja eleita – em seu governo.
A assinatura do documento aconteceu em São Paulo com a presença de Fábio Feitosa, presidente do CONANDA, seguida por uma coletiva de imprensa.
Em seu plano de governo, Marina Silva apresenta algumas propostas no campo da infância e adolescência. Entre elas, a candidata destaca mais cuidados com a primeira infância, que deve ser articulada com as áreas de educação, saúde e assistência social.
No que se refere à educação, a candidata afirma que é necessário assegurar investimentos que aprimorem o ensino no país e a ampliação dos valores per capita anual investidos por aluno, adotando, assim, as referências sugeridas pelos estudos sobre o Custo Aluno-Qualidade (índice utilizado pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação). Sobre esta questão, ainda, Marina propõe a melhoria da qualidade da educação básica de modo a garantir as aprendizagens de todos os alunos na idade correta; a efetividade da educação integral; criação de política de redução da evasão escolar; a oferta de ensino profissionalizante e a valorização dos profissionais da educação.
Além de Marina Silva, assinaram o termo de compromisso os(as) candidatos(as) Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB). O documento foi encaminhado a todos(as) os(as) candidatos(as) à presidência da República, sendo voluntária a adesão ao Termo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário